Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

sábado, 24 de maio de 2008

A FOTOGRAFIA ARTÍSTICA

A fotografia artística é a arte de fotografar de maneira não convencional, em que não existe uma preocupação única de retratar a realidade. Vai além disso. O fotógrafo registra o tema de uma forma que transcende o ordinário. Coloca a sua emoção, sua expressão e a sua perspectiva do mundo na imagem que produz. Da mesma forma que um pintor, um escultor ou qualquer outro artista o faz.

Para que o fotógrafo possa pensar em imagens artísticas precisa, em primeiro lugar, se libertar da idéia de produzir fotografias em que a luz, distância focal, foco e velocidade estejam em perfeita harmonia. Logicamente, é necessário ter domínio da técnica e conhecer o convencional para ousar. A idéia é usar todos os recursos de uma forma diferente da habitual. Além da câmera e da lente, de técnicas de revelação e ampliação, o fotógrafo de hoje conta com inúmeros recursos digitais, o que favorece a criatividade. E qualquer fotógrafo pode experimentar o lado artístico da fotografia, arriscar novos caminhos.
E aí vai um conselho: não se deixe levar pelo desânimo. Esforce-se ao máximo para levar uma idéia à frente. A frustração faz parte do processo criativo.

Abraçao
Gustavo Boroni

3 comentários:

Rosangela Garcia disse...

Adorei ler o texto sobre Fotografia artística, pois eu sempre pensei assim, e lendo o texto eu vi que tenho que seguir esse caminho mesmo. Estou iniciando como fotógrafa, mas simplesmente como fotógrafa amadora, mas amante da arte. Deixo aqui registrado, que você me deu um empurrão, me ajudou muito. OBRIGADA!!!

Unknown disse...

legal a explicação

Luanna disse...

Amei o texto! Viva a liberdade e a arte, pois se a sociedade oprime, a arte liberta!
Vamos despertar nossa criatividade.